Uma pesquisa realizada pelo Google, em parceria com a Educa Insights, aponta que três em cada dez estudantes brasileiros usam ferramentas com IA (Inteligência Artificial) para realizar suas atividades.
O levantamento foi feito através de um questionário on-line com cerca de mil estudantes de diferentes regiões do Brasil. Segundo dados obtidos na pesquisa, 70% dos entrevistados já ouviram falar sobre inteligência artificial e 76% acreditam que é preciso ter mais tecnologia nas escolas.
Quando perguntados sobre a eficácia do uso da inteligência artificial no ambiente escolar, 86% dos participantes da pesquisa disseram acreditar que a IA será eficaz ou muito eficaz para resolver questionamentos ou problemas. Já 10% dos alunos entrevistados afirmaram não saber opinar e apenas 4% se mostraram céticos sobre a eficácia da inteligência artificial nos estudos.
Para Rogerio Gomes, CEO da WRG Marketing Digital, a maneira como se realizam pesquisas na internet está mudando a cada dia e esta mudança também pode ser observada no uso das ferramentas pelos estudantes. “É o novo mundo. E temos que aprender a lidar com ele, no sentido de encontrar o caminho para adaptar, cada vez mais, a tecnologia junto à educação”.
Gomes observa a adesão à IA generativa, inclusive como suporte ao aprendizado. “Antes, usávamos o buscador para realizar as mais diversas pesquisas, como microondas barato, Nova Concursos, INPO, Webnode ou Qualijet. Hoje em dia, muitas pessoas já estão considerando o uso de plataformas, como o ChatGPT, para obter respostas para suas mais diversas dúvidas e curiosidades – e os estudantes fazem parte deste grupo”, disse. “É preciso se atualizar para tirar o maior proveito da tecnologia”, conclui.
Suporte ao aprendizado
Um relatório produzido pela empresa de consultoria McKinsey, com base na entrevista de dois mil professores dos Estados Unidos, Canadá, Cingapura e Reino Unido, mostrou que os educadores gastam cerca de 13 horas semanais, de 20 a 40% do tempo de trabalho dos professores, em atividades que o uso de Inteligência Artificial poderia otimizar e automatizar.
Ainda segundo o levantamento, a preparação de aula é a atividade que apresenta maior oportunidade de automatização. O tempo gasto nesta ação poderia ser reduzido quase pela metade com o uso de IA, passando de 11 para seis horas semanais.
Gomes avalia que a inteligência artificial pode otimizar o tempo de aprendizado e estimular o pensamento criativo dos estudantes. “Estes serão os grandes avanços permitidos pela IA, tanto para os alunos, quanto para os professores: o acesso à ferramenta, com conhecimento, para otimizar as tarefas”, pontua o especialista.
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